Virada Sustentável Varginha

A Virada mobilizou cerca de 5 mil pessoas, em uma grande celebração de uma nova sociedade. Foram mais de 70 atrações e atividades que tomaram conta da região central, principalmente no dia 05 de novembro de 2016. 

As ações, voltadas para todos os públicos e gratuitas tiveram entre os destaques, atrações sobre energia solar, alimentação vegana, educação no trânsito, mini-praças urbanas e atividades relacionando o café e ufologia em uma perspectiva de sustentabilidade. 
Durante todo o dia e noite, centenas de voluntários auxiliaram o público sobre a localização atrações. Uma das grandes inovações do festival foi a não distribuição de copos plásticos descartáveis. Na Tenda de Informações esteve disponível a consignação de copos retornáveis personalizados e coloridos com a temática da Virada. 
Algumas das dezenas de destaques que receberam um público relevante foram o cinema movido a energia solar oferecido pelo Google, a feijoada(vegana) gratuita na praça, a instalação de arte sobre a preservação do rio Verde, as apresentações teatrais sobre direitos dos animais, a roda de conversa com ufólogos vindos de todo o Brasil, a oficina sobre como cultivar pé de café e com a distribuição gratuita de 168 mudas para os participantes, entre muitas outras atividades e atrações. 
Os principais viabilizadores do festival em Varginha foram empresas de outras cidades que mantêm operação na cidade: GF Supermercados(Três Corações) e UNIFENAS(Alfenas). O evento contou ainda com o apoio da W Outdoor, parceria digital com a Sakey Comunicação e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Varginha e da Câmara nos Bairros por meio do Fórum Varginha 2050, Desde Já. Dezenas de parceiros de mídia e de conteúdo também integram o projeto, cujas marcas se encontram no site. O evento foi uma realização da Virada Sustentável, com produção local da Muda de Ideia e Rede Varginha.