Na Contramão pela Educação no Trânsito

A iniciativa Na Contramão pela Educação no Trânsito chacoalhou Varginha-MG!
Contramão que era a mão naquele dia, doutores-palhaços que eram educadores, Zona Azul que se tornou uma mini-praça.
Guindaste de obras com mensagens educativas, ou ainda, sangue em feridos em simulação que era na verdade maquiagem.
Parece a descrição de um sonho inusitado, porém foi realidade no último sábado (21/09/2013) em Varginha/MG.
A cidade conhecida como "do ET" foi palco da primeira edição do Na Contramão pela Educação no Trânsito.
Um projeto criado e desenvolvido pela Muda de Ideia, realizado pela Rede Varginha e que contou com a parceria de diversas entidades, empresas, organizações sociais e coletivos independentes. A iniciativa mexeu literalmente com todos os varginhenses que transitaram pela região central da cidade.
Os organizadores estimam que ao menos 15 mil pessoas foram diretamente impactadas.
A intenção é que a ação-piloto se torne uma política pública não-governamental mensal, em parceria institucional com a Prefeitura e a Câmara.
O objetivo é trazer à tona, reflexões sobre boas condutas no trânsito para todos os públicos, por meio de abordagens criativas e divertidas.
Colaboraram financeiramente para a viabilização: Plascar, Autotrans e Associação dos Guardas Civis Municipais(AGCM). A iniciativa contou com o apoio institucional e mão-na-massa de: Ecoetrix Parquescola Urbano, Doutores do Sorriso, Associação Protetora dos Animais de Varginha(APAV), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Civil, Comercial Pitia, iniciativa Não Foi Acidente, Campanha Pare-Pense-Mude, Costa Equipamentos, Pilão Adesivos, Câmara Municipal de Varginha, Prefeitura Municipal de Varginha por meio do Departamento de Trânsito, LEAD Comunicação. A Polícia Militar de Minas Gerais ofereceu suporte logístico à iniciativa.