Laranjas dos ODS

Uma cidade transformada em um grande jogo de aprendizagem sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) das Nações Unidas.

O projeto da rota “Laranjas dos ODS” conta com cerca de 4 quilômetros de extensão, interligando a região do antigo Porto das Laranjeiras ao Parque Centenário na cidade gaúcha de Montenegro. A iniciativa foi patrocinada pela petroquímica Lanxess e Arlanxeo por meio do Concurso Ciclo Verde.

A ação é composta por 17 locais com instalações artísticas sobre cada ODS. Montenegro é a maior produtora de cítricos do Rio Grande do Sul, e por este motivo a tematização com a laranja.

As pinturas, permanentemente disponíveis para visitação, contam com poemas inspiradores escritos por cidadãos, além disto, um pé de laranjeira foi plantado simbolizando o cuidado e a intenção de continuidade da mobilização, ao menos, pelos próximos 14 anos. A agenda global dos ODS terá vigência até o ano de 2030.

Foram distribuidos também cerca de dois mil panfletos com a localização das artes e os banners “Mapa Daqui” pendurados em postes no entorno facilitam a orientação do público que percorre a Rota.
A iniciativa foi uma idealização da Muda de Ideia e Projeto Gotas de Curitiba. Em Montenegro contou com o apoio da ong AMARTI e Prefeitura Municipal.
Confira a galeria de fotografias do projeto, assim como assista ao filme aqui.